Conhecer os tipos de tratamento estético para manchas de acne é o desejo da maioria das pessoas que sofre com esse problema. A acne e suas manchas podem interferir na autoestima e nas relações de uma pessoa, embora tenha soluções médicas.
É importante consultar um especialista estético para receber a indicação dos tratamentos estéticos mais adequados ao seu perfil, além de sanar dúvidas sobre as fases do procedimento. Quer saber mais? Então, fique por aqui e leia sobre o assunto.
Afinal, o que causa a mancha de acne?
A acne é um processo inflamatório que se desenvolve devido a diversos fatores, com a alta oleosidade da pele, variações hormonais, alimentação desbalanceada ou falta de cuidados diários.
Os poros da pele ficam obstruídos pela oleosidade, causando o processo inflamatório caracterizado por pontos avermelhados, dolorosos ao toque e com secreção interna.
Na maioria das vezes, as manchas de acne são causadas porque as pessoas apertam, espremem para liberar a secreção, o que atrapalha o processo normal de cicatrização da pele e gera as manchas.
Qual é a importância de tratar a acne?
A acne é um processo inflamatório com diferentes graus e que pode se desenvolver em diversas partes do corpo. Quando ocorre em grande quantidade no rosto, tende a causar um grande problema de aceitação e baixa autoestima.
Muitas pessoas estouram a acne na esperança de o processo não acontecer novamente. Porém, esse comportamento pode influenciar a formação de novas acnes, além de trazer mais manchas para pele.
É fundamental tratar a pele acneica com produtos apropriados após uma consulta prévia aos especialistas, seguir corretamente o tratamento e manter as medidas preventivas.
Quais são os tratamentos estéticos para manchas de acne?
Há tratamentos estéticos para manchas da pele que dependem do grau do problema e do custo para o paciente. Nesse sentido, podem ser indicados sessões de tratamento, utilização de cremes e sabonetes específicos ou produtos para uso oral. Saiba mais a seguir!
Creme com substâncias ativas
A correta utilização dos cremes com substâncias a base de ácido glicólico, ácido retinóico e hidroquinona podem amenizar consideravelmente as manchas da pele acneica. Porém, devem ser prescritos pelo médico e manipulados em farmácias autorizadas.
O especialista avaliará a concentração de cada ativo conforme o tipo e o grau da mancha da acne. Além disso, é fundamental receber as medidas protetivas, como o uso de filtro solar, e seguir as recomendações de uso para evitar novos problemas de pele.
Peelings químicos
Os peelings são indicados para promover a descamação da pele, estimular a renovação celular e acelerar o processo de cicatrização. No entanto, é preciso avaliação do especialista sobre o peeling mais apropriado.
Idealmente, para o tratamento estético de manchas de pele, é mais aconselhável o peeling de cristal, em que se utiliza um aparelho contendo microcristais de óxido de alumínio para otimizar a remoção das células mortas.
Microagulhamento
O microagulhamento é bastante indicado como tratamento estético para manchas de acne. O procedimento consiste no uso de um rolinho (roller) que faz microperfurações para ativar o processo de cicatrização.
Além de estimular a produção do colágeno e garantir uma pela viçosa e bem cuidada, é possível, por meio do microagulhamento, inserir substâncias durante a técnica para potencializar o resultado.
Como vimos, existem diferentes tratamentos estéticos para manchas de acne, desde a aplicação tópica de substâncias e sabonetes apropriados a técnicas mais invasivas e resultados animadores. O mais recomendável é procurar especialistas no assunto e clínicas com infraestrutura apropriada para obter o efeito desejado com o máximo de segurança.
E você, tem alguma dúvida a respeito? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com esse tema!
Dicas da GiO