Em um país como o Brasil, é comum ver pessoas com várias pintas pelo corpo, principalmente quem tem a pele mais clara. Mas exatamente pela alta incidência de sol, também é preciso ter bastante cuidado com elas, inclusive na depilação.
No post a seguir, saiba o que é uma pinta e como você deve cuidar dela. Veja também se é possível fazer depilação a laser em uma área onde ela está presente. Boa leitura!
Afinal, o que é uma pinta?
Em nosso corpo, temos células chamadas melanócitos, que produzem a famosa melanina. Ou seja, a proteína que dá cor à nossa pele e nos protege da radiação. Quando eles se aglomeram e crescem, seja por causa do sol ou da genética, formam a pinta.
Quais devem ser os cuidados com as pintas pelo corpo?
Muito se fala que as pintas pelo corpo podem ser um problema, especialmente porque podem ser sinal de câncer de pele. Sendo assim, devem ser acompanhadas por toda a vida. Confira a seguir alguns cuidados que você deve ter com elas.
Analise a pinta
Você tem várias pintas e não sabe se alguma pode ser um problema? Então, é preciso analisá-la conforme o critério ABCD:
- Assimetria: a pinta é redondinha ou disforme;
- Bordas: as bordas são irregulares ou regulares;
- Cor: a pinta tem uma cor ou apresenta várias tonalidades;
- Diâmetro: a pinta não tem superfície ou é bastante grande.
Assim, se uma pinta for disforme, com bordas irregulares, cores variadas ou maior que 6 mm, já é necessário o acompanhamento com dermatologista.
Consulte um dermatologista
Mesmo que suas pintas sejam regulares, é importante consultar um dermatologista com frequência. Isso porque conforme ocorre a exposição ao sol, além de outros fatores, elas podem mudar e crescer, sendo necessário acompanhá-las de perto.
Nesse caso, o médico vai realizar um exame com lente de aumento para analisá-las. Se for o caso, será pedida a retirada de suas pintas.
Tenha cuidado ao depilar
O indicado é evitar qualquer trauma nas pintas, portanto a depilação deve ser feita com grande cuidado. Por exemplo, você pode depilar a região ao redor. Na área da pinta, se houver algum pelo, pode retirá-lo com uma pinça.
Mas e o laser?
No caso do laser, o processo é um pouco mais complexo. Afinal, ele é atraído pela melanina, portanto será atraído pela pinta, o que poderá queimá-la. Sendo assim, primeiro é indicado fazer uma consulta com o dermatologista para saber se depilar a laser em determinada área com pinta será um problema.
Além disso, pintas menores e sem volume também exigem avaliação profissional. No caso, pode ser indicado o uso do laser apenas ao redor da pinta, onde não haveria problema. Para que isso seja feito com cuidado, também é preciso procurar uma clínica profissional, que possa garantir a depilação no local certo.
Ter pintas pelo corpo é normal. Porém, com o tempo e fatores genéticos ou ambientais, elas podem aumentar de tamanho e mudar. Com isso, podem ser sinais de algo errado, como o câncer de pele. Portanto, é preciso acompanhá-las sempre com dermatologista.
Além disso, você pode tomar vários cuidados com as suas pintas, por exemplo, no quesito da depilação. Por exemplo, se preferir a depilação a laser, precisa consultar uma clínica profissional que poderá analisar a sua pele e fazer o procedimento onde é seguro.
Gostou do post? Deixe seu comentário e nos conte quais outros cuidados você tem com as suas pintas!
Dicas da GiO