Banner

Na gravidez, o corpo passa por muitas mudanças, tanto físicas quanto hormonais. Por isso, é importante conhecê-las, para prevenir algumas situações e tratá-las. Nesse caso, um dos cuidados mais importantes é lidar com as estrias na gravidez. Afinal, elas são marcas naturais, mas que podem mexer com a autoestima das pessoas. Por isso, se você não quer tê-las, vale a pena evitá-las e tratá-las

Neste post, saiba o que são as estrias e por que, quando e onde elas surgem. Por fim, saiba como preveni-las e cuidá-las durante a gravidez. Boa leitura! 

Estrias na gravidez: o que são e por que surgem? 

Durante a puberdade, quando acontece o processo de crescimento do corpo ou na gravidez, as estrias são bastante comuns. Basicamente, elas surgem quando a derme se estica e se rompe, formando processos inflamatórios e cicatrizes. Porém, nem sempre elas acontecem. Afinal, tê-las vai depender da elasticidade da pele, bem como de outros fatores

Por exemplo, a hereditariedade pode fazer certas mulheres terem predisposição para desenvolver estrias. Já quanto à idade, mulheres mais velhas tendem a desenvolvê-las menos. Isso porque o corpo já tem mais flacidez do que as mulheres mais novas, que têm tecidos mais rígidos.

Além disso, a primeira gestação é a com mais probabilidades de estrias, visto que a pele ainda não está flácida e esticada; como acontece em uma segunda gravidez. Outro ponto importante também são os hormônios, que podem alterar as fibras da pele e torná-las mais frágeis. 

Durante a gravidez, conforme a barriga cresce, a pele se estica. Com isso, elas podem surgir em locais onde ela fica mais fina. Sendo assim, um sinal de que as estrias estão para surgir é a coceira na região. Nesse começo, elas podem ter cores bem fortes. Depois desse período, elas vão se tornando brancas, conforme se tornam mais antigas. 

Quando as estrias aparecem e em quais regiões? 

As estrias na gravidez surgem conforme a gestação avança. Ou seja, são mais recorrentes do meio para o final do processo. Além disso, tudo depende também de quanto peso a mulher vai ganhar e do tamanho da barriga.

Assim, quanto mais a pele esticar, maior é a tendência de que elas apareçam. Nesse caso, elas podem surgir em vários lugares, como: 

  • seios; 
  • barriga; 
  • coxas; 
  • abdômen. 

Como prevenir e tratar as estrias na gravidez? 

Não existe uma fórmula mágica para evitar as estrias na gravidez. Porém, há certos cuidados que você pode tomar para preveni-las e diminuir sua ocorrência. A seguir, confira algumas dicas! 

Mantenha a pele hidratada 

Você já deve ter ouvido falar que beber água é importante. Afinal, ela elimina toxinas e leva oxigênio e nutrientes para as células, deixando-a saudável. Já no caso das estrias da gravidez, ela tem a importante função de hidratar as fibras, ajudando na elasticidade e evitando o aparecimento das marcas.

Além disso, a água afeta diretamente o bom funcionamento dos hormônios. Assim, vale a pena andar com a sua garrafinha por aí!

Alimente-se bem 

Controlar o peso na gravidez é uma forma de evitar as estrias. Por isso, diminuir o consumo de alimentos com açúcar e carboidratos é uma forma de alcançar esse equilíbrio. Além disso, é importante manter as quantidades de colágeno no corpo em dia, bem como outras vitaminas.

Para isso, você pode comer opções como frutas cítricas, que contêm vitamina C e, portanto, têm antioxidante; e oleaginosas, que evitam o rompimento da pele por conterem vitamina E. Outra questão é complementar a dieta com suplementos, caso sejam sugeridos pelo médico, para que todos os nutrientes essenciais não faltem. 

Considere os cremes e óleos 

Para complementar a hidratação, você pode usar cremes e óleos próprios para estrias e gestantes. Para isso, vale aplicá-los duas vezes ao dia, massageando de baixo para cima. Assim, a pele também fica mais hidratada e os compostos podem ser melhor absorvidos. Outra dica neste aspecto é fazer uma esfoliação cuidadosa, para que ela receba melhor esses elementos. 

Tenha cuidado com as roupas 

As roupas podem ser um detalhe, mas têm bastante influência no desenvolvimento de estrias na gravidez. É claro que você não precisa usar opções muito folgadas, mas roupas mais soltas, que não apertam, evitam o surgimento de estrias. Além disso, tecidos que são respiráveis, como os de algodão, auxiliam no quesito conforto e saúde da pele. 

Realize massagens 

As massagens são ótimas opções para melhorar a circulação sanguínea e a elasticidade. Portanto, vale a pena realizá-las nas regiões que podem ser mais afetadas pelas estrias, como a barriga. No entanto, também é preciso cuidado com os movimentos aplicados, bem como produtos, se forem utilizados.

Dessa forma, a melhor opção é consultar o médico sobre essas questões, bem como procurar procedimentos seguros em clínicas que realizam esses tratamentos. 

Como tratar as estrias na gravidez?  

Mesmo com cuidados, é normal aparecer uma ou outra estria. Sendo assim, além dos cuidados para preveni-las, você pode adotar certas medidas para tratar as que surgiram. Nesse caso, quanto mais recentes, mais bem-sucedidos serão os tratamentos. Ou seja, elas precisam estar mais arroxeadas ou vermelhas, pois as estrias brancas são mais antigas e difíceis de eliminar. 

Para isso, tratamentos com vitamina C ou aparelhos de sucção podem ser boas opções. Nesse caso, é necessário primeiro consultar o médico para saber a possibilidade de usar a solução sugerida, que vai ser indicada por um especialista, conforme a cor, a profundidade e o tamanho das estrias.

Além disso, é possível buscar tratamentos pós-parto, para ter mais liberdade quanto aos produtos e opções que podem ser usadas. 

Desenvolver estrias na gravidez é o pesadelo de muitas mulheres, mas não precisa ser. Afinal, elas são marcas naturais de um processo pelo qual o corpo está passando e tendem a ficar menos nítidas com o tempo. Porém, é possível preveni-las com bons hábitos, como boa alimentação, hidratação constante e massagens com produtos especializados. Além disso, caso surjam, é possível realizar tratamentos e usar produtos recomendados pelo médico para que diminuam e não fiquem piores. 

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e veja mais conteúdos como este! 


Massagem

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.

Entre em contato

Se você está procurando uma clínica de estética que ofereça serviços de alta qualidade, preços acessíveis e uma variedade de opções de pagamento, a GiO é uma ótima opção.

Agende uma avaliação hoje mesmo e veja como a GiO pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos estéticos.