Quem não sonha em ter uma pele lisinha e jovial, livre de imperfeições, acne, manchas e cicatrizes? Sem falar nas temidas estrias e rugas. Um dos tratamentos mais procurados para isso tudo é o peeling. Ao remover células mortas da pele, esse procedimento pode suavizar manchas e linhas de expressão, dando uma aparência mais jovem ao paciente.
Existem diversos tipos de peeling, que variam de acordo com o material utilizado e a profundidade do procedimento na pele — e o tipo ideal vai depender de cada caso. Neste post, você entenderá o que é peeling, conhecerá os 7 principais tipos disponíveis no mercado e saberá quais os benefícios que esse tratamento traz para a sua pele, além de conhecer os cuidados necessários que deverá ter após a realização desse procedimento. Acompanhe!
O que é peeling?
Primeiramente, é importante que você saiba o que é esse procedimento estético. O peeling é uma técnica que promove a renovação celular por meio da remoção da camada superficial da pele. Ele estimula a regeneração dos tecidos, promovendo a produção de proteínas como o colágeno e a elastina, que agem, respectivamente, na sustentação e na elasticidade da pele.
Quais as intensidades do peeling?
Ao realizar o peeling, o paciente perceberá diminuição das rugas, manchas na pele, linhas de expressão, cicatrizes de acne e também controle da oleosidade. Esses resultados dependem da intensidade do tratamento, já que ele pode ser realizado de forma superficial, média ou profunda.
Superficial
No peeling superficial, o procedimento é praticamente indolor, pois atua na parte mais visível da pele, a epiderme. É indicado para tratar manchas mais leves, além de controlar a oleosidade e reduzir poros dilatados.
Médio
O peeling médio atua na camada da pele chamada derme. Por ser um pouco mais profundo que o superficial, é utilizado para tratar cicatrizes e rugas.
Profundo
Já o peeling profundo é indicado para peles com linhas de expressão bem marcadas e rugas profundas. Deve-se ter cuidado, pois é um procedimento mais complexo.
Quais os 7 principais tipos de peeling disponíveis no mercado?
O tratamento pode ser feito por meio de diversos tipos de técnicas, tais como aplicação de substâncias ácidas ou ação mecânica, por exemplo. Conheça agora os 7 principais peelings disponíveis no mercado.
1. Peeling de cristal
Com o auxílio de cristais de óxido de alumínio com propriedades coagulantes, ele é indicado para tratar cicatrizes, estrias e flacidez. Pode ser feito no rosto, pernas, coxas, costas, braços e mãos, tornando a pele mais brilhosa, sedosa e com aparência saudável.
O peeling de cristal, também conhecido como microdermoabrasão, pode ser superficial ou profundo, dependendo da necessidade, e seus resultados são graduais.
2. Peeling ultrassônico
Essa modalidade une a aplicação de uma corrente ultrassônica com técnicas de esfoliação, hidratação, nutrição e tonificação. Assim, ele limpa a pele profundamente, eliminando células mortas e estimulando a renovação do tecido, bem como a produção de elastina e colágeno, além de proporcionar uma melhor oxigenação da pele.
O peeling ultrassônico é indicado para peles com áreas hiperqueratinizadas (mais espessas) e seborreicas, mas também para o tratamento de acne, manchas e para revitalizar a pele de uma maneira geral, como os outros tipos de peeling. No entanto, diferentemente dos demais, ele não deixa a área tratada vermelha nem descamada, além de ser um procedimento praticamente indolor.
3. Peeling de diamante
Ideal para peles mais espessas, o peeling de diamante consiste em um procedimento de microesfoliação que remove a camada externa da pele, estimulando a renovação do tecido. É comum a região ficar avermelhada após o procedimento e descamar durante alguns dias.
Usado para combater a oleosidade e tratar a acne e suas pequenas cicatrizes, além de sardas, manchas e estrias, ele também proporciona um aspecto mais jovem e pode reduzir pequenas rugas e poros dilatados. Tais resultados podem ser vistos a partir da terceira sessão.
4. Peeling de porcelana
Já ouviu dizer que a pele de alguém está lisinha e brilhosa como uma porcelana? Pois é daí que vem o nome desse tipo de peeling. O efeito dele é imediato: você sai da sessão com o rosto liso e com uma luminosidade de dar inveja.
Realizado sem a ajuda de equipamentos, o peeling de porcelana combina vitamina C com ácido hialurônico, para melhorar a elasticidade da pele, clareá-la e minimizar as linhas de expressões. Por usar baixo teor de ácido, não é muito agressivo e não descama, sendo indicado para peles secas, opacas e com aparência de cansaço.
5. Peeling químico
O peeling químico utiliza ácidos para promover a esfoliação e a renovação da pele. A profundidade do tratamento pode variar de superficial a profunda, de acordo com a necessidade. É usado para tratar desde manchas, marcas de acne e rugas leves até a pele danificada pelo sol e outras cicatrizes.
Durante o tratamento, a pele fica sensível e avermelhada, podendo descamar. Por isso, é recomendado usar um bom creme hidratante com filtro solar, além de evitar exposição ao sol por até 10 dias depois do procedimento.
6. Peeling criogênico
E se você pudesse congelar o seu envelhecimento? É mais ou menos isso que propõe o peeling criogênico, que preenche rugas por meio de um tratamento a frio.
Indicado para peles envelhecidas e com marcas de expressão, esse tipo de peeling é feito por meio de um procedimento indolor e funciona com o aumento da oxigenação da pele e a longevidade das células.
7. Peeling neosensitive
Recomendado para peles sensíveis, com rosáceas, dermatites e sensibilidade a cosméticos, ele utiliza uma combinação de produtos que bloqueiam os efeitos do estresse psicológico causador de reações inflamatórias e de outros danos à pele. Assim, além de dar uma aparência mais jovem, ele ainda torna a pele menos sensível.
Quais são os benefícios do peeling?
Ao realizar o peeling, o paciente perceberá inúmeros benefícios, como a redução de marcas de expressão, rugas, cicatrizes e manchas, além de promover a diminuição da oleosidade. Logo, é possível ter uma pele mais lisa, como aquela famosa expressão popular: pele de bebê.
Em quais partes do corpo é possível fazer peeling?
Como vimos ao longo do texto, o peeling pode ser aplicado em diversas partes do corpo, tais como face, pescoço, colo, mãos, coxas e costas. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento médio e profundo só pode ser realizado no rosto.
Quais os cuidados necessários após o peeling?
Primeiramente, devemos salientar que há cuidados a serem tomados antes de realizar o peeling, como a suspensão do uso de ácidos e a limpeza da pele, a fim de deixá-la desengordurada, por exemplo. Um bom profissional cuidará disso antes do início da sessão.
Já após o tratamento, é de extrema importância usar protetor solar e também evitar exposição ao sol. Além disso, mantenha a área hidratada e realize a limpeza dela com um sabonete neutro para evitar irritações.
Você imaginava que houvesse tantos tipos de peeling? Conforme viu ao longo do post, cada tipo tem uma indicação e suas especificidades, então é fundamental passar pela avaliação de um profissional que poderá dizer qual é o tratamento mais indicado para o seu tipo de pele.
Aqui na GiOlaser você encontra profissionais competentes e que farão o melhor atendimento. Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita!
Dicas da GiO