Ter uma pele hidratada e firme é o desejo de muitas pessoas, principalmente depois dos 25 anos de idade, quando a produção de colágeno no organismo diminui e traz as marcas de expressão. No entanto, uma nova técnica tem conquistado cada vez mais espaço nas clínicas estéticas, que é a que utiliza os bioestimuladores de colágeno.
O método consiste na aplicação de ativos que incentivam a produção de colágeno. Isso diminui, de maneira progressiva e natural, a perda da estrutura, flacidez e rugas na pele, ao promover um efeito rejuvenescedor.
Para entender mais sobre esse procedimento, continue com a gente e veja o que são bioestimuladores, como é feita a aplicação e para quem são indicados. Acompanhe!
O que são bioestimuladores de colágeno?
São compostos ativos que, quando injetados, têm como objetivo estimular os fibroblastos para a produção biológica e natural de colágeno em determinadas áreas da pele. O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo e é importante para manter a estrutura, articulações, elasticidade e firmeza. Com o passar dos anos, o índice dessa produção diminui e a perda de colágeno contribui para o aparecimento da flacidez, rugas e sinais de envelhecimento.
Por isso, o uso dos bioestimuladores de colágeno tem crescido nos consultórios como uma excelente alternativa para promover a reposição dessa proteína e melhorar a qualidade da pele.
Para quem são indicados?
A técnica é recomendada para pessoas a partir dos 30 anos ou para quem deseja melhorar a estrutura cutânea por conta de certas circunstâncias geradas pelo processo de envelhecimento natural. Já para o tratamento facial, a aplicação é recomendada para quem quer proporcionar mais firmeza e melhorar os contornos e aspectos da pele.
Em que locais podem ser aplicados?
Após compreender o que são os bioestimuladores de colágeno, chegou o momento de saber em quais áreas essas substâncias podem ser aplicadas. Com restrições de olhos e lábios, a técnica pode ser usada tanto no corpo quanto no rosto. Assim, além de proporcionar sustentação para essas áreas, quando aplicado de maneira superficial, também favorece a qualidade da pele e a deixa com o aspecto mais viçoso e hidratado.
Além disso, os bioestimuladores de colágeno podem ser aplicados:
- pescoço;
- umbigo;
- abdômen;
- interno de coxas;
- nádegas.
Como é feita a aplicação?
A aplicação é realizada no próprio consultório, após uma avaliação para atender às necessidades do cliente. Embora alguns produtos tenham anestésicos em sua composição, para maior conforto do paciente, também é usado um anestésico local. Posteriormente, com o auxílio de cânulas ou microagulhas, as substâncias são inseridas na área tratada.
O tempo de duração do procedimento vai depender da quantidade de regiões a ser aplicado o produto, sendo que, geralmente, é preciso de 2 a 3 sessões por área. Depois de realizar a sessão, não é necessário manter-se em repouso, mas deve-se evitar saunas, piscinas e esforço físico por, pelo menos, 2 dias após a aplicação.
O efeito não é imediato, pois dependerá da produção do colágeno, que pode ser observada após 3 meses. No entanto, o produto continua agindo, em média, de 1 a 2 anos.
Qual a importância de aplicar a técnica com profissionais especializados?
Embora seja uma técnica simples, é importante entender o que são bioestimuladores de colágeno, pois como qualquer procedimento estético, é preciso realizar com profissionais especializados, experientes e com boas recomendações. Isso porque, com a capacitação, o profissional pode avaliar cada caso e orientar da melhor maneira, a fim de evitar inchaços e equimoses na pele e obter o resultado esperado.
Este conteúdo foi interessante para você? Então, certamente, também vai gostar de conhecer 7 cuidados pós Botox. Boa leitura!
Dicas da GiO