Entender o que é Corrente Aussie, as indicações estéticas e como é feito esse tratamento são dúvidas de muitas pessoas, principalmente em relação às diferenças no procedimento da corrente russa.
Apesar de as duas possuírem a mesma finalidade, o tipo de corrente e o tempo para se verificar os resultados são diferentes. Por isso, é importante entender mais sobre a Corrente Aussie e quais são os resultados esperados.
Ficou interessado? Então, não perca as orientações deste post!
Afinal, o que é a Corrente Aussie?
A Corrente Aussie é um procedimento clínico e estético em que se utiliza um aparelho para emissão de estímulos elétricos com o objetivo de fortalecer a musculatura, principalmente no processo de contração.
Por meio de eletrodos colocados nos pontos desejados, conforme avaliação do especialista, os estímulos elétricos percorrerão o tecido muscular, que com o passar do tempo estarão mais firmes e menos flácidos.
A diferença entre a Corrente Aussie e a corrente russa é que a primeira utiliza frequências menores e por isso tende a ser menos dolorosa e desconfortável quando comparada ao segundo procedimento.
Quais são as principais indicações clínicas?
A Corrente Aussie, também conhecida por corrente australiana, foi desenvolvida em 2007 pelo Alex Ward, em Melbourne, com o propósito inicial de ajudar na reabilitação de pacientes com lesão muscular.
Outras indicações nesse sentido incluem o fortalecimento da musculatura devido ao desuso, a reeducação motora e a redução de edema, que são situações desenvolvidas após acidentes ou atrofias.
Estudando diversas correntes elétricas para ajudar na recuperação muscular, Alex Ward determinou qual era o valor mais adequado e confortável para o paciente em relação à estimulação nervosa e sensorial.
Além disso, ele idealizou o conceito de burst, que nada mais são do que ciclos que modulam a corrente elétrica para propiciar o resultado mais adequado e tolerável para aliviar as dores e desconfortos do paciente.
Devido à sua potência de estimular o tecido muscular, as indicações para a medicina estética se referem ao fortalecimento da musculatura e redução da flacidez e da fadiga muscular, além da prevenção das lesões.
Como é o procedimento da Corrente Aussie?
Inicialmente, é preciso destacar que a Corrente Aussie/australiana deve ser indicada por um especialista, após uma avaliação do perfil clínico do paciente e das expectativas em torno do tratamento.
Sendo assim, no dia agendado para fazer o procedimento, o profissional fará a calibração da eletroestimulação, considerando as três possibilidades: contínuo, sincronizado e recíproco, bem como o tempo em cada uma delas.
Então, são colocados no paciente, os eletrodos nas inserções musculares das regiões a serem tratadas para conduzir corretamente o estímulo correto e eficiente para, em seguida, iniciar o procedimento.
É importante lembrar que, como se trata de estímulo elétrico, pessoas portadoras de marca-passo, cardíacos, como extremos nos valores da pressão arterial, além daqueles pacientes com problemas renais, não devem fazer esse procedimento.
Entender o que é Corrente Aussie é fundamental para avaliar os benefícios e riscos, as indicações clínicas e estéticas mais recomendadas e quais especialistas podem recomendar essa técnica. Além disso, deve-se optar por clínicas que tenham estrutura física adequada para a realização desses procedimentos.
Gostou das nossas explicações? Então, assine a newsletter e fique por dentro de novidades!
Dicas da GiO