A cada ano, o mercado de estética cresce no mundo inteiro, pois o marco crucial da manutenção da saúde e o padrão de beleza imposto pela sociedade traz a busca constante por um corpo esbelto. Com isso, a indústria de cosméticos tem apostado cada vez mais em procedimentos para quem quer cuidar da autoestima e ficar bem consigo mesmo. Uma dessas técnicas que promove a beleza corporal é a intradermoterapia para gordura localizada.
Esse é um procedimento estético não cirúrgico, que tem capacidade de proporcionar resultados visíveis desde a primeira sessão, além de trazer benefícios como redução da celulite e rejuvenescimento da pele. Mas, para isso, é preciso que o paciente contribua com o processo, praticando atividades físicas, bebendo água e tendo uma alimentação balanceada para obter o sucesso e não permitir que o corpo acumule gordura.
Ficou curioso e quer conhecer mais sobre esse procedimento? Então, continue com a gente e saiba tudo sobre intradermoterapia, como funciona, para quem é indicado e em quais regiões do corpo pode ser aplicado. Acompanhe!
O que é a intradermoterapia para gordura localizada?
Também conhecido como mesoterapia, a intradermoterapia é um procedimento que consiste na aplicação de enzimas através de injeção de microagulhas na pele ou de forma subcutânea, com o objetivo de auxiliar na eliminação de gordura.
O fármaco ou produto ativo é selecionado conforme a finalidade do tratamento, a fim de evitar os possíveis efeitos colaterais que o uso sistêmico proporciona. Geralmente, os fármacos injetados são aminoácidos, minerais, vitaminas ou um composto de vários remédios.
Como esse procedimento funciona na prática?
Na prática, o procedimento de intradermoterapia para gordura localizada é simples e seguro. Os fármacos ou ativos são aplicados por meio da injeção de pequenas agulhas diretamente na região a ser tratada, perfurando a pele de um a quatro centímetros de profundidade para levar a solução.
Depois de serem aplicadas, as substâncias começam a agir reduzindo o acúmulo de células gordurosas no local desejado. Assim, a gordura é eliminada de forma natural pelo organismo e o paciente poderá retornar os seus afazeres diários logo após o procedimento.
Além disso, os intradérmicos ativos, quando combinados a outros tratamentos, também tem a função de potencializar os resultados, como tirar manchas da pele, hidratar, diminuir a flacidez, suavizar as rugas, tratar estrias e estimular a reconstrução capilar.
Quais os benefícios desse tratamento?
Em geral, o tratamento é indolor e rápido para a maioria dos pacientes. Assim, a técnica proporciona uma melhor definição do corpo sem a necessidade de um procedimento mais invasivo ou um período longo de recuperação, como a cirurgia.
Além disso, em apenas algumas sessões já é possível obter os resultados esperados e os efeitos colaterais são mínimos, já que não há uma ação sistêmica.
Para quem a intradermoterapia para gordura localizada é mais indicada?
Diversas pessoas têm predisposição para reter gordura em partes específicas do corpo, apresentando dificuldades para eliminá-las, mesmo praticando exercícios físicos e seguindo dietas.
Diante disso, a intradermoterapia é indicada tanto para mulheres quanto para os homens que estão insatisfeitos com seu corpo e que desejam diminuir a gordura localizada em áreas pequenas, como axilas, papada e no tratamento para celulite, estrias e flacidez.
Qual profissional pode fazer essa aplicação?
Para realizar o procedimento é fundamental procurar um profissional habilitado e especializado na área de estética avançada, pois, além de ter um amplo conhecimento em Intradermoterapia, ele também deve sentir-se capacitado em suas qualificações para atender seus clientes e realizar o procedimento com segurança.
Desta forma, o especialista poderá indicar o tratamento mais adequado, informando as perspectivas dos resultados para cada caso, bem como elaborar o melhor plano de tratamento de acordo com as individualidades de cada corpo.
Quantas sessões são recomendadas?
A quantidade de sessões de intradermoterapia para gordura localizada varia de acordo com organismo de cada paciente. No entanto, algumas vezes, a partir de uma a cinco sessões já pode ser observado o resultado, dependendo das substâncias utilizadas. Em média, são recomendadas 10 sessões, com a duração de aproximadamente 30 minutos e com intervalos de 7 a 30 dias.
Por isso, a avaliação prévia individualizada é uma etapa fundamental, pois o profissional especializado é quem determinará os ativos específicos para cada paciente. Além disso, dependendo do tipo de tratamento, o valor do investimento de cada sessão também pode variar de R$ 200,00 a R$ 500,00 reais.
Em quais regiões do corpo é possível realizar esse procedimento?
A intradermoterapia é um procedimento para diminuir gorduras localizadas e, com isso, é comum a sua aplicação em diversas áreas do corpo, sendo as principais: braços, abdômen, quadril, nádegas, pernas, pescoço e coxas.
Contudo, a técnica também pode ser realizada no rosto para reduzir rugas e linhas de expressão, e no couro cabeludo para controlar a queda dos fios.
Quais são os cuidados após o procedimento?
Após o procedimento, a intradermoterapia para gordura localizada não gera nenhum transtorno, possibilitando que a rotina e as atividades diárias sejam mantidas normalmente. No entanto, a região da aplicação pode ficar dolorida, com chances de ocorrer vermelhidão e inchaço, mas que não demora a passar.
Para garantir o resultado e qualidade do procedimento, é preciso que o paciente tome alguns cuidados durante o tratamento, tais como:
- evitar exposição a radiação UV e ao sol;
- utilizar protetor solar com 30 FPS;
- não mexer ou massagear a área de tratamento nos primeiros dias;
- não usar cosméticos que obstruam as picadas.
Quais são as contraindicações?
Embora seja um procedimento simples e rápido, a intradermoterapia tem contraindicações para alguns casos, como mulheres grávidas, lactantes ou pessoas com doenças cardiovasculares e disfunção renal. Pacientes que tenham alguma alergia às substâncias que serão utilizadas ou com doença de pele na região das possíveis aplicações também devem evitar a aplicação.
Diante disso, para saber se você tem alguma intolerância aos ativos é preciso realizar exames para garantir segurança — você jamais deve realizar o procedimento sem consultar um profissional especialista.
Qual a importância de buscar uma boa clínica de procedimentos estéticos para realizar a intradermoterapia?
Com tantas clínicas e novidades de tratamentos, escolher a melhor em qualidade torna-se difícil. No entanto, na hora de optar por uma clínica ideal para realizar a intradermoterapia para gordura localizada é fundamental ter a certeza de que o ambiente está com todos os alvarás de funcionamento em dia, bem como garantir que os produtos utilizados são regulamentados pela ANVISA e o profissional é especializado em saúde e estética. Esses são itens que, quando em falta, podem colocar a sua saúde em risco.
Por isso, escolha uma empresa qualificada em procedimentos e que conta com os diferenciais para a sua segurança, como a GIOlaser que é uma rede de clínicas aliada à alta tecnologia, que oferece tratamentos eficazes e acessíveis tanto para homens quanto para mulheres. Gostou? Então, veja como o procedimento de intradermoterapia pode dar up na sua autoestima.
Dicas da GiO