O atual período de pandemia instituído no Brasil e no mundo, devido à disseminação do novo coronavírus, tem atrapalhado diversas pessoas com a rotina de beleza. Com a dificuldade e o impedimento de ir ao salão, o mais indicado é priorizar os cuidados com a pele em casa.
Isso porque é preciso ter uma atenção especial com os hábitos e produtos utilizados no tecido para que você fique sempre bonita e saudável. Para isso, existem diversas maneiras simples e acessíveis para fazer um tratamento caseiro que realmente apresente bons resultados.
A seguir, listamos 7 dicas para ajudar você a complementar a sua rotina de cuidados com a pele em casa de forma segura e eficiente. Confira!
Qual a importância de manter uma rotina de cuidados com a pele em casa?
O contexto de quarentena dificultou a vida de quem realiza tratamentos estéticos em clínicas e salões de beleza. No entanto, diante da atual realidade, é imprescindível manter a aparência e a vitalidade da pele em dia. Até porque ela é o maior órgão humano, servindo como um verdadeiro manto protetor para o nosso corpo.
Todos os dias, a pele está exposta à radiação solar, à poluição, ao vento, à poeira, entre outros fatores que podem facilmente danificá-la. Por isso, é muito importante que os cuidados sejam priorizados para mantê-la sempre bonita e com um aspecto saudável.
Inclusive, quando a pele está lesionada, ela pode se tornar uma porta de entrada para infecções que colocam o organismo diretamente em risco. Assim, aumentam-se as chances de ter contato com vírus, bactérias e fungos, além de que, com o passar do tempo, é possível notar maior degradação e perda da hidratação natural.
Ou seja, manter os cuidados de forma rotineira é o primeiro passo para preservar o tecido e aumentar o seu potencial de vitalidade. É preciso ter em mente que a pele se renova constantemente e, quando passa por um processo de limpeza, por exemplo, a pessoa pode retirar diversas impurezas e deixá-la muito mais uniforme e macia.
Quais são os principais cuidados para manter a pele saudável?
Criar um cronograma de cuidados com a pele possibilita que o organismo previna e retarde o envelhecimento precoce da camada externa do órgão humano. No entanto, antes de optar por tratamentos caseiros, é importante saber qual é o tipo da sua pele e os produtos mais adequados para o seu caso.
Além de manter a sua autoestima elevada, você também ganhará muito mais proteção e saúde. Isso porque a rotina de cuidados garante maior integridade do tecido cutâneo, responsável por diminuir o ressecamento, a descamação, a irritação e demais infecções.
A seguir, veja 7 dicas para praticar os cuidados com a pele em casa, mantendo-a sempre bonita.
1. Mantenha uma rotina de beleza
Antes de tudo, você deve entender se a sua pele é seca, oleosa ou mista. Com base nessa informação, será possível escolher os produtos e tratamentos ideais para a sua pele, mantendo uma rotina de beleza. Para isso, você deve contar com organização e, de preferência, listar qual a frequência ideal para cada um dos cuidados.
Assim, por meio de hábitos diários e semanais, você consegue observar como o seu organismo e o aspecto da sua pele reagem às interferências externas. Isso é fundamental para conhecer mais o seu corpo e praticar o autocuidado, tendo mais chances de elevar a autoestima.
2. Realize a higienização corretamente
Um dos passos mais importantes é realizar a limpeza da pele diariamente para que você perceba os benefícios reais de uma higienização correta. O mais indicado é limpá-la ao menos duas vezes ao dia, de preferência ao acordar ou antes de dormir.
Quando feita corretamente, a limpeza é capaz de eliminar impurezas, resíduos e maquiagem, evitando que os poros fiquem obstruídos e formem irregularidades. Portanto, busque utilizar um produto específico para o seu tipo de pele e bastante água limpa para a higienização.
3. Use o tônico
O tônico tem a função de fazer uma limpeza ainda mais profunda para a eliminação dos poros e das toxinas contidas no tecido externo. Além disso, ele também melhora a microcirculação da pele, que oferece um bom aspecto e prepara a pele para receber a hidratação.
O produto também pode ser misturado com outros elementos para potencializar o resultado de determinados tratamentos. Nesse caso, é preciso analisar qual a propriedade que o tônico oferece, por exemplo, secativa, hidratante, calmante, rejuvenescedora, entre outras.
4. Passe protetor solar
Mesmo que você fique apenas dentro de casa no período da quarentena, é fundamental ter o hábito de passar o protetor solar na pele. O produto tem a função de proteger o tecido contra os danos da radiação solar, evitando exposição e danos para a cútis.
Assim, dê preferência aos protetores que contenham, no mínimo, 30 FPS em sua composição. Isso será valioso para se prevenir contra o câncer de pele, o aparecimento de melasmas e o envelhecimento precoce.
5. Aplique máscaras faciais
Geralmente, as máscaras faciais apresentam fórmulas concentradas de ativos que recuperam a vitalidade do rosto, trazendo uma série de benefícios. Com isso, a pessoa consegue ter um maior potencial de hidratação, desintoxicação, luminosidade e poros menos aparentes.
Os efeitos são imediatos e intensos, por isso, elas devem ser utilizadas como um elemento extra em sua rotina de cuidados. O recomendado é fazer a aplicação da máscara uma vez por semana ou a cada 15 dias.
6. Faça esfoliação de tempos em tempos
A esfoliação remove profundamente as impurezas contidas no tecido e sua principal função é desobstruir os poros para que a pele fique uniforme, radiante e macia. Caso a sua cútis seja mais oleosa, será preciso realizar a esfoliação ao menos uma vez por semana.
Já para as peles mais secas, o indicado é fazer o procedimento a cada 15 dias, dependendo do nível e da intensidade de secura.
7. Não deixe de hidratar
Por fim, não deixe de hidratar a pele, pois a prática proporciona um aspecto saudável e luminoso. O hidratante pode ser aplicado logo após a limpeza facial, pois, assim, ele penetra melhor na derme e evita que a água do tecido saia facilmente, aumentando o potencial benéfico do processo.
De fato, por não ter muitas opções no período de quarentena, é imprescindível manter os cuidados com a pele em casa. Até porque é possível evitar diversos danos, como o envelhecimento precoce, a descamação e o ressecamento. Assim, cuidando de forma adequada da sua pele, você investe na sua saúde e aumenta as chances de ter mais autoestima.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e veja algumas dicas valiosas de autocuidado para aprender a cuidar de si mesmo!
Dicas da GiO