Manter a hidratação em dia é fundamental para preservar a cútis bonita, luminosa e saudável. Seja no corpo, seja no rosto, é preciso saber como hidratar a pele da maneira adequada, de acordo com as necessidades que ela apresenta. Assim, é preciso levar em conta tanto a idade quanto o tipo de pele para, então, escolher os produtos apropriados.
A hidratação tem uma série de benefícios, como prevenir o envelhecimento precoce, diminuir os sinais de linhas finas e evitar que a pele fique repuxando ou com rachaduras. O momento de hidratar serve para repor a água perdida, e isso não pode ficar de fora da rotina de beleza, pois faz com que a pele fique com o aspecto mais viçoso e bonito.
Por isso, veja, neste post, como você pode hidratar a sua pele e por que isso é tão importante para mantê-la sedosa e bonita!
Quais os efeitos de uma pele desidratada?
Seguir os passos para limpar, tonificar e hidratar é o caminho para garantir mais saúde à cútis e deixá-la com luminosidade e maciez. Entretanto, a falta de cuidados pode fazer com que a pele fique desidratada, o que gera consequências, como:
- rachaduras;
- descamação;
- falta de elasticidade;
- coceira;
- pruridos;
- vermelhidão;
- dermatites.
Uma pele ressecada, em conjunto com fatores externos, como exposição ao sol, poluição e outras agressões, contribui para o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Portanto, se você deseja manter a sua pele jovem e bela, a hidratação não pode ficar de fora dos seus cuidados.
Como hidratar a pele de forma adequada?
Quando bem hidratada, a pele cria uma espécie de barreira de proteção para combater os danos. Além disso, os cuidados ajudam a prevenir manchas e estimulam a renovação celular. Confira algumas dicas de como fazer a hidratação da forma certa!
Entenda seu tipo de pele
Essa é uma questão fundamental antes de comprar qualquer produto para hidratar. Portanto, conheça as características da sua pele, identificando se ela é oleosa, seca ou mista para escolher o hidratante ideal.
Existem várias texturas de produtos. As peles oleosas ou mistas, por exemplo, se dão melhor com hidratantes em gel ou com séruns, pois eles são mais leves e livres de óleo. Já as secas precisam de uma hidratação mais intensa e os cremes são boas pedidas.
Tenha um momento do dia para isso
Introduzir a hidratação na sua rotina é essencial. Por isso, tente fazer isso, pelo menos, de manhã e antes de dormir. No entanto, tenha cautela para evitar excessos, pois isso pode causar problemas, como irritação, manchas, alergias e até as temidas acnes. Dessa forma, com um cuidado equilibrado, a sua pele ficará hidratada na medida certa.
Utilize produtos de qualidade
Com tantas opções de produtos no mercado, fica até difícil escolher o que usar, mas com a pele não se brinca. Aposte em hidratantes que tenham qualidade e com nutrientes que possam entregar o que está faltando. Para melhorar a penetração dos ativos, faça esfoliações de uma a duas vezes na semana.
Outro fator primordial sobre como hidratar a pele é que a hidratação também deve ser feita de dentro para fora. Sim, para ter a cútis hidratada e bonita, é necessário beber bastante água — ao menos 2 litros por dia. Contudo, os demais cuidados devem ser tomados de acordo com o seu tipo de pele e com as suas necessidades. Dessa forma, a sua pele ficará sempre saudável e radiante!
Você já tem o hábito de hidratar a pele? Conte para a gente a sua rotina de beleza aqui nos comentários!
Dicas da GiO