Banner

Estrias são aquelas cicatrizes brancas ou rosadas que provocam um pequeno estiramento da pele. Comuns nas regiões dos quadris, coxas, mamas, abdômen, braços e costas, elas afetam a autoestima de homens e mulheres. 

Muitas vezes, você nem se dá conta do estiramento da pele até que ele seja grande demais. Por isso, é importante conhecer a causa das estrias para evitar seu surgimento.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a conhecer os fatores que causam as estrias. Além disso, selecionamos algumas dicas para você se prevenir desse inconveniente estético. Vamos lá?

Quais são as principais causas das estrias?

Nossa pele consegue se esticar ou encolher de acordo com o crescimento. O problema é que essa flexibilidade não é infinita. Dessa forma, toda vez que ocorre uma distensão da pele, temos o surgimento das estrias. Conheça a seguir algumas das situações que podem levar ao surgimento delas.

Estirão puberal

Durante a adolescência, o corpo passa por grandes transformações que podem levar ao surgimento das estrias nos quadris, coxas e seios.

Alterações abruptas de peso

O ganho ou perda de peso de forma rápida ou excessiva promove o estiramento da pele. Nos homens, o ganho rápido de massa pode provocar estrias nos ombros.

Gravidez

Nesta fase é comum o surgimento das estrias graças à combinação de três fatores: aumento de peso, alongamento do abdômen e maior produção de hormônios.

Prótese mamária

A colocação de próteses nos seios pode levar a um estiramento excessivo da pele na região das mamas.

Fatores genéticos

Isso mesmo. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolver estrias que outras.

Medicamentos

Os corticoides em comprimidos e pomadas têm as estrias como um dos efeitos colaterais.

Falta de hidratação

As estrias também podem surgir na pele seca que sofre um estiramento intenso, como ocorre durante a adolescência ou a gravidez.

Deficiências nutricionais

A falta de minerais, vitaminas e fibras que garantem a boa produção do colágeno, que dá sustentação à pele, pode desencadear as estrias.

Como se prevenir das estrias?

São muitas as causas, mas é possível investir em alguns hábitos para evitar o surgimento das estrias. Vamos conhecê-los?

Mantenha o corpo sempre hidratado

A pele está sempre exposta às mudanças de temperatura e poluição externa. Por isso, ela é o primeiro órgão a sofrer as consequências da desidratação, levando ao aparecimento das estrias.

Para se prevenir, é necessário ingerir uma boa quantidade de água diariamente. Ter uma garrafinha por perto pode ajudar a aumentar o consumo. Além disso, não se esqueça de nutrir a pele com cremes hidratantes. Os óleos à base de rosa, semente de uva e amêndoas também são indicados.

Invista em uma alimentação balanceada

Assim como a ingestão de água, manter uma alimentação saudável ajuda a manter sua pele sempre forte e hidratada, reduzindo as chances do surgimento de estrias. Além disso, o consumo equilibrado de alimentos benéficos ao organismo contribui para o controle do peso.

Evite doces, gorduras e frituras. Mantenha o consumo regular de alimentos ricos em zinco, silício e vitaminas C, E, B5. Eles são importantes para a formação das proteínas que garantem a sustentação e o viço da pele.

Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios também é outro fator importante para a manutenção do peso. Eles também ajudam a manter a pele firme.

Invista em tratamentos estéticos

Existem opções de tratamentos estéticos para a prevenção das estrias. Quando combinados com as dicas anteriores, são excelentes aliados na prevenção das incômodas cicatrizes.

A esfoliação ajuda a descamar a camada superficial da pele, permitindo o crescimento de uma nova. Esse tratamento também ajuda a promover a formação de elastina e colágeno, melhorando a qualidade da pele.

Você conheceu as principais causas das estrias. Algumas delas são difíceis de evitar, como o estirão da adolescência ou a gravidez, por exemplo. Contudo, com hábitos saudáveis e o auxílio de tratamentos estéticos, é possível contornar e se prevenir desse problema.

Na GiOlaser você encontra diversos tratamentos para as estrias. A drenagem linfática é importante para prevenção. Já o microagulhamento, a carboxiterapia e o peeling de cristal podem atenuar as marcas já existentes.

Agende sua avaliação estética gratuita e encontre o melhor tratamento para você!

Gostou deste post? Então não deixe de conferir também nossas dicas para eliminar a celulite.


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.

Entre em contato

Se você está procurando uma clínica de estética que ofereça serviços de alta qualidade, preços acessíveis e uma variedade de opções de pagamento, a GiO é uma ótima opção.

Agende uma avaliação hoje mesmo e veja como a GiO pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos estéticos.