Cada tipo de pele exige uma rotina de cuidado, e com a pele seca não é diferente. Por isso, elaboramos este artigo, em que vamos mostrar 7 cuidados com a pele seca para que você aprenda a cuidar dela e faça disso apenas uma característica, não um problema.
Vamos mostrar situações comuns para quem tem esse tipo de pele, como o aparecimento de rachaduras, vermelhidão e coceiras. Ainda, vamos falar sobre como prevenir esses problemas e dar dicas de sabonetes e cremes ideais para a sua pele virar uma seda.
Continue lendo, anote as dicas e aplique-as já!
Quais as características da pele seca?
É um tipo de pele que possui uma alteração nas glândulas sebáceas, sendo assim não produzem uma quantidade ideal de oleosidade para hidratar a pele durante o dia. Essa característica pode ser genética, quando a pessoa já nasce com ela, ou determinada por fatores externos, como o clima, as alterações hormonais ou os banhos quentes.
Ela é diferente da pele oleosa, que apresenta excesso de produção das glândulas sebáceas, e da pele mista, em que há desequilíbrio apenas em algumas partes.
A falta de hidratação natural da pele seca faz com que ela sofra com descamação, coceiras, aspecto esbranquiçado, falta de luminosidade, ardor, manchas vermelhas que podem levar a feridas e outras intercorrências.
Quais cuidados tomar com a pele seca?
Os problemas com a pele seca podem ser tratados com alguns cuidados, que vão desde evitar banhos muito quentes até usar cremes hidratantes com certos ativos que são próprios para esse tipo de pele. Saiba mais a seguir.
1. Evite banhos muito quentes
Banhos muito quentes são extremamente prejudiciais para quem tem pele seca. Isso porque a água muito quente remove por completo a pouca hidratação produzida pelas glândulas sebáceas. Ou seja, a pele fica ainda mais ressecada e exposta a irritações. Assim, prefira um banho morno.
2. Prefira sabonete para pele seca
E por falar em banho, o sabonete de quem tem a pele seca por algum motivo, seja ele genético ou externo, também deve ser diferente. Ele deve ser próprio para esse tipo de pele e possuir ingredientes emolientes, que forneçam hidratação. Tudo isso sem deixar de higienizar a pele, é claro.
Prefira utilizar sabonetes com mel, coco, glicerina e vitaminas, como também sabonetes líquidos e com PH neutro. Eles agridem menos. Sua pele agradecerá.
3. Use hidrantes próprios para pele seca
Os hidratantes também devem ser próprios, já que precisam ter em sua formulação ingredientes voltados para a hidratação. Vale apostar nos que possuem vitamina C, E, ácidos graxos, mel ou glicerina na fórmula.
Esse tipo de hidratante, além de devolver a maciez para a pele, forma uma espécie de barreira, que mantém esse efeito por mais tempo na sua derme.
O hidratante deve ser aplicado diariamente, de preferência logo após o banho, ou sempre que necessário. Esse tipo de produto alivia também problemas que ocorrem em peles secas, como coceiras, descamação e outros tipos de irritação.
4. Não esfregue seu corpo na toalha
Pode parecer bobagem, mas esfregar a toalha no corpo após o banho é quase uma agressão para quem tem pele seca. Isso porque ela se transforma em uma barreira física, removendo o pouco óleo produzido pela pele seca e deixando-a mais suscetível a problemas.
Então, enxugue-se como se estivesse apalpando a pele, para que a toalha absorva a água do banho, e não a hidratação do seu corpo.
Evite também o uso de buchas e escovas de banho, que usadas diariamente ou com muita força removem a camada protetora da pele, diminuindo a umidade e deixando-a mais seca. Se quiser muito usar esses itens, faça apenas uma ou duas vezes por semana e, ao final do banho, capriche no hidratante.
5. Consuma bastante água
A palavra hidratação deve ser levada a sério por quem tem pele seca também na hora de beber água. Isso porque a falta de água no organismo faz com que a pele fique ainda mais ressecada, sem brilho, sem viço e com um aspecto repuxado.
A falta de água no organismo acarreta ainda o aparecimento de rachaduras, descamação e irritação na pele.
6. Considere esfoliantes
Todo mundo ama uma rotina de skincare e ela é bem-vinda também para quem tem pele seca, desde que alguns cuidados sejam observados. Um deles é o de fazer esfoliação com moderação.
A esfoliação é um processo em que produtos químicos e físicos são usadas para remover células mortas da pele. Assim, vale mais uma vez lançar mão de produtos próprios para a pele seca, usá-los em intervalos maiores e abusar da hidratação após o processo.
7. Utilize o ar-condicionado com moderação
Ar-condicionado no verão é uma delícia, mas saiba que ele pode ser um vilão para a pele seca, se o vento frio for enviado diretamente para ela. É que esse sistema faz com que a pele perca água por evaporação, o que leva ao ressecamento e à desidratação. Essa mesma lógica se aplica a ventiladores muito fortes ou com o vento direcionado.
O ar gelado que vem desses equipamentos provoca o ressecamento da estrutura da derme e confere a ela um aspecto feio e esbranquiçado. Assim, evite temperaturas muito baixas e o vento muito em cima de você. Em caso de incômodo, use um bom hidratante.
Como vimos, os cuidados com a pele seca vão desde a preocupação com barreiras físicas, como as toalhas e a água quente do banho, que retiram a pouca oleosidade da pele, até o uso correto de sabonetes, esfoliantes e hidrantes próprios.
Vale apostar em produtos ricos em ácidos graxos e vitaminas A e E, além de beber muita água durante o dia. Os procedimentos estéticos que ajudem a estimular a renovação da pele e de sua oleosidade também são bem-vindos para melhorar a aparência da epiderme e diminuir a incidência de irritação.
Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a pele seca, que tal seguir nossas redes sociais para acompanhar outras publicações interessantes? Siga o nosso Instagram!
Dicas da GiO