Muitas mulheres se incomodam com o fato de terem alguns pelinhos no rosto. Porém, em alguns casos, essa pode ser uma característica genética que excede o considerado “normal”, chegando a incomodar e afetar a autoestima. Uma das soluções pode ser a depilação a laser da barba feminina.
Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir se você tem a chamada barba feminina, além de conferir como resolver essa questão de forma definitiva?
O que é a barba feminina?
A presença de pelos é algo natural em todos os corpos adultos. Porém, em alguns casos, eles podem sair de controle e se tornar socialmente desconfortáveis, justamente por ser uma condição mais incomum. Inclusive, existem situações em que os pelos surgem de forma mais abundante no rosto de mulheres, provocando a chamada “barba feminina”.
Essa é uma condição que pode ser provocada por uma série de fatores, geralmente associados a desequilíbrios hormonais ou outras questões que possam afetar o funcionamento natural do organismo, como:
-
Hirsutismo Feminino — que é provocado por um desequilíbrio hormonal, por vezes tratável;
-
Síndrome do Ovário Policístico — que inclui o surgimento de pelos no rosto como sintoma da queda de estrogênio;
-
Endometriose — que, para ser tratada, exige o uso de medicamentos que podem alterar o crescimento dos pelos no rosto; e,
-
Síndrome de Cushing — que é uma exposição prolongada do organismo aos efeitos do estresse, o que causa uma série de desregulações hormonais.
Em todos esses casos, é possível recorrer a tratamentos médicos. Porém, para que os efeitos estéticos sejam satisfatórios, pode ser necessário utilizar outros recursos.
Como isso afeta a autoestima?
Em geral, o corpo feminino conta com uma presença muito menor de pelos no corpo. Isso se deve graças ao equilíbrio hormonal do organismo feminino, que acaba desenvolvendo traços e características físicas bastante diferentes dos homens.
Os pelos do buço, por exemplo, costumam ser mais finos do que a barba masculina. O mesmo ocorre com os pelos dos braços e pernas, abdômen e costas (que em mulheres é bem fininho mesmo, quase imperceptível).
Infelizmente, quando um corpo feminino foge dos padrões socialmente aceitos, podem começar a surgir desconfortos e inseguranças. Apesar de ser uma escolha pessoal o fato de manter ou tirar completamente os pelos, muitas mulheres acabam se sentindo pressionadas a recorrer a um tratamento estético para se sentirem aceitas.
Não resolver o problema com os pelos pode fazer com que a mulher se sinta insegura ao se relacionar afetivamente, ao fazer entrevistas de emprego e até desfrutar de eventos sociais. Ir a locais públicos e com exposição pode ser uma verdadeira tortura psicológica.
Como resolver essa condição?
O primeiro passo para resolver o problema é entender que cada corpo é de uma maneira única. Então, é impossível falar em se sentir confortável sem trabalhar a sua autoaceitação. A partir disso, é claro que você pode realizar intervenções que amenizem esse sintoma e façam com que você se sinta mais segura.
Nos casos em que o crescimento dos pelos se deve ao desequilíbrio hormonal, é imprescindível começar um tratamento medicamentoso orientado por um médico. Isso porque as alterações dos hormônios não afetam só o surgimento dos pelos, mas a saúde em geral.
Além disso, você pode recorrer a métodos depilatórios como cera, pinça e linha. Porém, todos eles são bastante dolorosos e o seu resultado é temporário. Isso exige uma refação periódica, que pode se tornar incômoda no longo prazo.
Como é feita a depilação a laser da barba feminina?
Uma solução mais satisfatória para essa condição é a depilação a laser, que destrói o pelo desde o folículo, impedindo que ele volte a crescer. Além de eliminar o excesso dos pelos, isso também vai afinando os restantes, dando uma aparência bem mais confortável nesses casos.
Além de contar com um efeito muito mais duradouro e praticamente definitivo, esse método também evita problemas como a foliculite e o encravamento. Então, é uma maneira rápida de resolver o problema enquanto o tratamento hormonal é feito.
Agora que você já sabe como funciona a depilação a laser da barba feminina, comente aqui embaixo se você tem alguma dúvida!
Depilação a laser