Os efeitos como dor, duração do tratamento, quantidade de sessões e aparência após a aplicação vão depender do método escolhido.
Dores
A dor, por exemplo, durante o tratamento é normal. Quem está acostumado à depilação tradicional com cera quente, costuma aguentar bem. Tudo vai depender da sensibilidade da pessoa, a área que está sendo depilada, o nível de estresse e até o período do ciclo menstrual da mulher.
Em geral, a sensação é de ardência como picadinhas no local, dependendo da região em tratamento. Na verdade, quanto mais fina e sensível for a pele, maior é a sensação de desconforto. Independente do método escolhido é possível diminuir o desconforto com a aplicação de pomadas anestésicas antes do procedimento, principalmente em áreas mais sensíveis, como o buço, ou em sessões longas.
Normalmente, as áreas mais doloridas são as que possuem mais pelos, onde a pele é mais fina, e os pelos mais grossos. No entanto, essas áreas que apresentam os melhores resultados, necessitando de menos sessões.
A depilação a laser é indicada a todos os indivíduos saudáveis, sem doenças crônicas, maiores de 18 anos. Incluindo as pessoas de pele morena ou negra, desde que o equipamento seja o mais indicado ao seu tipo de pele.
Aparência
Logo após a primeira sessão, o local costuma ficar quente e vermelho por, pelo menos, duas a quatro horas. Posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar crostinhas, que costumam desaparecer em questão de dias. Depois de cada sessão, algumas clínicas aplicam um gel calmante na área tratada.
Quantidade de sessões
Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, o tratamento costuma durar seis sessões, em média. No entanto, o número de sessões de depilação a laser vai depender da cor da pele e do pelo, da espessura do pelo e tamanho da área que será depilada.
Em geral, peles claras, pelos grossos e escuros necessitam de menos sessões comparados a peles morenas e pelos finos, por exemplo. As sessões devem ser realizadas uma vez a cada mês. Caso os pelos voltem a crescer, aconselha-se a remoção com lâmina, se não for possível esperar até o próximo dia de tratamento.
Isso porque, a cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pelos, enquanto outros são apenas danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. À medida que as sessões vão sendo repetidas, esses pelos sobreviventes vão diminuindo e, após cerca de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns pelos.
Mesmo quem possui poucos pelos, não é capaz de eliminar apenas com uma sessão, pois o mesmo só é destruído durante a sua fase de crescimento. E os pelos, como já explicado anteriormente, estão sempre em diversas fases de crescimento, alguns crescendo, outros em repouso.
Por esta razão, as sessões são realizadas em média a cada 30 dias para poder atingir os pelos nas duas fases de crescimento.
Duração
O procedimento de depilação a laser é definitivo, porém o nosso organismo possui o poder de regeneração, e assim alguns pelos podem voltar a nascer após algum tempo.
Nestes casos a manutenção é necessária, pois existem alguns folículos imaturos, que acabam se desenvolvendo mais no futuro. Normalmente, essa manutenção é anual, no caso de pelos mais teimosos. Porém, a escolha da técnica certa, um bom profissional e um aparelho qualificado como o Laser da GiO, podem oferecer resultados mais duradouros.