Banner

A marca de acne ou as popularmente conhecidas cicatrizes de espinhas incomodam uma boa parte das pessoas que já lidaram com o quadro, nas fases da adolescência ou até mesmo na vida adulta. Em certos casos, os sinais apresentam relevos maiores, o que pode afetar a autoestima dos portadores.

Você sabia que existe mais de um tipo de marca de acne, e que cada uma delas tem uma aparência e um tratamento apropriado? Leia este artigo e saiba como as clínicas de estética e tratamento facial cuidam dessas cicatrizes de acordo com os seus tipos. Vamos lá!

O que é marca de acne e quais são as suas causas?

A marca de acne é o aparecimento de uma ou mais cicatrizes e manchas nos locais onde houve as ocorrências de espinhas. Elas podem aparecer em forma de manchas e em casos mais extremos causam alterações e deformações no tecido da pele.

As causas mais comuns para o aparecimento das marcas de acne são as manipulações incorretas das espinhas. Ou seja, aquelas famosas espremidas no rosto na frente dos espelhos. No entanto, dependendo do tipo de pele e da reação do organismo, pode haver a inflamação mesmo sem espremer.

As acnes aparecem quando ocorre a obstrução dos folículos capilares, que são as bolsas onde encontra-se a raiz do cabelo. Essas barreiras são óleos e células mortas provocadas por alterações hormonais ou por determinados alimentos, como opções que possuem volume maior de gordura na fabricação. 

Apesar de ser mais comum na adolescência, a acne se desenvolve também em adultos, principalmente nas mulheres. Além disso, saiba que o aparecimento de espinhas não se relaciona com sujeira da pele nem são contagiosas.  

Quais são os tipos de marca de acne?

As marcas de acne mais comuns de serem encontradas nas peles dos pacientes são divididas em quatro tipos:

  • atróficas;
  • hipertróficas;
  • queloides;
  • manchas na pele.

Abaixo, conheça como cada tipo de marca se apresenta na pele.

1. Atróficas

As marcas de acne atróficas são divididas em dois tipos: distensíveis e não distensíveis. A primeira delas é considerada superficial, porque quando a pele é esticada, ela some. Já o segundo tipo é mais profunda e continua aparecendo mesmo esticando o tecido.

2. Hipertróficas

As marcas de acne hipertróficas são também conhecidas como cicatrizes elevadas. São lesões que ficam endurecidas e não esticam. Como o próprio nome diz, a marca fica mais elevada que a pele. 

3. Queloides

As marcas de acnes conhecidas como queloides lembram um pouco as hipertróficas. No entanto, são mais duras, mais elevadas e ultrapassam o local da espinha. O surgimento não é tão comum no rosto, mas determinados tipos de pele facilitam esse tipo de lesão.

O surgimento da queloide está ligado ao volume de colágeno produzido pela pele. Quando há uma fissura, como um quadro de acne, ou um corte mais profundo, e a produção da substância está elevada, pode ocorrer a aparição do fenômeno.

4. Manchas na pele

As manchas causadas pela acne não representam cicatrizes, mas também podem gerar alterações na pele. Dependendo do estado de recuperação de espinhas e cravos, existe a possibilidade de aparecerem manchas. De acordo com a tonalidade da pele, os pontos se destacam e podem causar incômodos.

Como é feito o tratamento da marca de acne?

Cada tipo de marca de acne responde melhor a determinados tratamentos. A quantidade de sessões para obter os resultados desejados dependem do tamanho da lesão, pele e demais características individuais. Veja como são feitos considerando os diferentes tipos de marcas.

Marcas atróficas

Para o tratamento das marcas de cicatrizes atróficas distensíveis, os cuidados mais indicados são os procedimentos para renovação celular com auxílio de ácidos. 

As lesões não distensíveis contêm fibrose e exigem intervenções um pouco mais agressivas, como: 

  • microagulhamento;
  • peelings de abrasão;
  • radiofrequência;
  • dermoabrasão;
  • jato de plasma;
  • laser.

Marcas hipertróficas e queloides

Nas marcas hipertróficas, podem ser ministrados os seguintes procedimentos:

  • microagulhamento;
  • luz pulsada;
  • dermocosméticos imunoreguladores;
  • peelings;
  • laser;
  • infiltração de corticoide.

As cicatrizes tipo queloide exigem basicamente os mesmos procedimentos das marcas hipertróficas. No entanto, eles devem ser mais agressivos com números maiores de sessões.

Manchas de acne

Entre os tratamentos para manchas de acne, existem opções que também podem contribuir para a nutrição da pele e ajudar em outros aspectos, como linhas de expressão e pontos de flacidez. Veja!

Portanto, para obter o resultado correto do tratamento das lesões provocadas por marca de acne, recomendamos a avaliação em clínicas especializadas. Quaisquer que sejam os seus tipos, não aceite palpites de curiosos e receitas milagrosas. Saiba que a sua pele é um bem que não tem preço e os tratamentos faciais são coisas sérias.

Sabe quem pode ajudar você? Os especialistas da GiO. As equipes presentes em nossas clínicas vão indicar os tratamentos ideais para tratar as marcas causadas pela acne, conforme a anatomia e localização do sinal. Agende uma avaliação e descubra as alternativas para o seu caso.

Gostou do assunto? Continue com a gente e obtenha mais informações! Além do blog, estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.

Entre em contato

Se você está procurando uma clínica de estética que ofereça serviços de alta qualidade, preços acessíveis e uma variedade de opções de pagamento, a GiO é uma ótima opção.

Agende uma avaliação hoje mesmo e veja como a GiO pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos estéticos.