Banner

Você sabia que existe um procedimento estético não cirúrgico capaz de reduzir de 3 a 10 cm de gordura corporal em apenas uma sessão? Não? Então, chegou a hora de você conhecer a intradermoterapia pressurizada, o tratamento que auxilia o rejuvenescimento da pele, na redução da celulite, das estrias e da gordura localizada.

Por oferecer bons resultados e ser pouco invasivo, essa é uma técnica que tem conquistado adeptos do mundo todo, já que o aparelho de injeção não precisa do uso de agulhas para a aplicação das enzimas. Além disso, pode ser realizado tanto por mulheres quanto por homens que desejam aumentar a sua autoestima e conquistar um corpo modelado.

Por isso, neste post, você vai descobrir o que é e como funciona o método, quando ele é indicado, qual a duração do tratamento, quais são os possíveis efeitos colaterais, suas contraindicações e onde realizar o procedimento. Vamos lá? Boa leitura!

O que é intradermoterapia?

A intradermoterapia pressurizada, conhecida também como mesoterapia, é uma técnica minimamente invasiva que envolve uma série de injeções sem a necessidade de agulhas. Desse modo, conforme o objetivo do paciente e o biótipo, o profissional prescreve os compostos que poderá aplicar no local. Podem ser aplicados enzimas, medicamentos, vitaminas, minerais e coquetéis de aminoácidos no mesoderma, a camada de gordura e tecido conjuntivo sob a pele.

A técnica — criada em 1952 pelo médico francês Michel Pistor — foi desenvolvida originalmente para o tratamento de doenças vasculares e infecciosas, lesões esportivas e para a melhoria da circulação. Com a descoberta dos efeitos benéficos na aparência da pele, a terapia, antes direcionada para o tratamento de condições médicas, virou um dos procedimentos estéticos mais procurados.

Atualmente, esse procedimento tem sido muito procurado nos centros de estéticas, pois seus resultados podem ser facilmente observados e mantidos por longos meses.

Para que o tratamento é indicado?

O procedimento é indicado para homens e mulheres que desejam eliminar gorduras localizadas, reduzir medidas, flacidez, estrias e celulite, e rejuvenescer a pele do rosto e do pescoço. No entanto, com frequência, a técnica é usada para:

  • reduzir a gordura nas áreas do abdômen, coxas, nádegas, quadris, pernas, braços e pescoço;
  • diminuir a celulite e flacidez;
  • amenizar rugas e linhas de expressão;
  • melhorar o contorno do corpo;
  • clarear pele hiperpigmentada (melasmas e manchas de acnes);
  • melhorar a aparência de cicatrizes;
  • tratar a alopecia, uma condição que causa a perda de cabelo.

Como funciona a intradermoterapia?

A sessão de intradermoterapia dura em torno de 30 a 60 minutos e pode ser aplicado um anestésico local alguns minutos antes do procedimento para garantir mais conforto ao cliente.

A técnica usa microagulhas para fornecer uma série de injeções na camada intermediária (mesoderma) da pele. Com isso, é possível atingir as camadas mais profundas da pele, realizando de maneira adequada a distribuição dos ativos aplicados, que agem no local fazendo a síntese de colágeno e dissolvendo a gordura.

A ideia do tratamento é que ele atue nas causas subjacentes aos problemas estéticos tratados, como má circulação, retenção de líquidos e inflamação dos tecidos conjuntivos, que provocam danos à cútis.

Quais substâncias são injetadas na pele?

Não existe uma única fórmula para as substâncias injetadas para o tratamento de intradermoterapia pressurizada. Cada profissional vai usar soluções diferentes, que variam de acordo com os objetivos relatados pelo cliente e região do corpo a ser tratada. 

Geralmente, são utilizadas as microagulhas que perfuram a pele em 0.5 a 4 milímetros de profundidade para injetar quantidades microscópicas de uma solução mescla, que consiste em extratos naturais, colágeno, ácido hialurônico, compostos à base de lecitina, cosméticos, vitaminas, entre outros. 

Uma solução tipicamente usada durante o tratamento da face, por exemplo, pode conter até 50 ingredientes para nutrir, reparar e rejuvenescer a pele. No entanto, vale ressaltar que, todos esses compostos com finalidades diversas nos procedimentos estéticos, tem o seu uso autorizado pela ANVISA.

Qual é a duração do tratamento para as principais indicações?

Mesmo realizando atividade física e manter uma dieta balanceada, em muitos casos, é difícil eliminar as gorduras localizadas e outros problemas estéticos, sendo que um dos principais motivos para isso pode estar relacionado com fatores genéticos. Diante disso, a intradermoterapia pressurizada pode atuar em diversas regiões, tais como:

Redução de gordura

Os depósitos de gordura em áreas localizadas, como o queixo, a papada, a parte interna das coxas e o culote são tratados com sucesso por enzimas que degradam as células de gordura. 

A gordura destruída é, então, metabolizada pelo organismo. Algumas são reutilizadas pelo fígado, outras são digeridas por outras células e o restante é excretado pelos rins. Durante as sessões e num período de semanas a meses após o tratamento, as camadas de gordura são “derretidas” e varridas para fora do organismo. 

Normalmente, são recomendadas de duas a quatro sessões em intervalos de 2 a 4 semanas. Dependendo da área tratada, o número de aplicações pode aumentar. É importante ressaltar que o tratamento de intradermoterapia não produz mudanças drásticas na perda de peso. Ele é recomendado para pacientes que necessitam de uma redução de gordura em áreas específicas e localizadas.

Redução de celulite

A celulite é causada por depósitos de gordura indesejados que se acumulam no corpo naturalmente e pode ser extremamente difícil de eliminar por meio de métodos convencionais, como dieta e exercícios. Por isso, a intradermoterapia se mostra como uma das soluções mais eficazes para combater o problema.

Os medicamentos usados ​​no tratamento ajudam a quebrar as células de gordura e melhoram a circulação, conferindo à pele uma aparência suave, lisa e livre de ondulações. No tratamento para a celulite, pode-se esperar:

  • melhora do fluxo sanguíneo na área tratada;
  • dissolvimento do excesso de gordura;
  • remoção de tecido conjuntivo endurecido fibrótico;
  • otimização de procedimentos estéticos complementares, como a drenagem linfática ou a criolipólise.

Geralmente, são recomendadas de três a quatro sessões em intervalos de 3 a 4 semanas, mas é possível observar resultados positivos já após a primeira sessão.

Rejuvenescimento Facial

A aplicação dos medicamentos na face — como o ácido hialurônico — estimula a regeneração celular, nutre e rejuvenesce a pele, ao mesmo tempo em que estimula a produção de colágeno e elastina, ambos essenciais para a elasticidade natural da cútis.

Geralmente, são recomendadas em torno de quatro sessões, com intervalos de 2 a 3 semanas entre cada aplicação. Logo após a primeira sessão, já é possível observar a pele com uma aparência mais hidratada, firme e radiante.

Como é a recuperação e os resultados?

Como a intradermoterapia não é invasiva, geralmente não há necessidade de afastamento das atividades. Muitas pessoas retornam à rotina imediatamente após a sessão e poucas decidem tirar um dia de folga para se recuperar de eventuais inchaços ou dores nos locais de injeção.

Assim, mesmo após a aplicação, a gordura no organismo continua a ser quebrada até que possa ser eliminadas pela urina, fezes, suor e queima energética. Já os resultados variam de acordo com a queixa estética, número de sessões e as características de cada pessoa. Em geral, os resultados são vistos logo na primeira sessão e progressivos à medida que são realizadas.

No entanto, para que a gordura não seja novamente absorvida pelo corpo e possa manter os resultados desejados é fundamental ter hábitos de uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e ingestão de líquidos associada á prática de atividade física.

Existem contraindicações ou efeitos colaterais?

A intradermoterapia não é indicada em casos de alergias às substâncias utilizadas, doenças de pele no local em que as injeções serão aplicadas e doenças crônicas. Além disso, não é recomendada para cardíacos, pacientes com problemas hepáticos, disfunções da tireoide, renais, gestantes e lactantes.

O tratamento é praticamente indolor, mas, às vezes, pode ocorrer vermelhidão nas regiões tratadas logo após as sessões, que passa espontaneamente depois de algumas horas. Reações alérgicas são raras. Na maioria dos casos, imediatamente após a sessão, o cliente pode retornar às suas atividades diárias e obrigações.

Existe a possibilidade de ocorrer dor no local, pequenos hematomas, equimose e edemas que desaparecem rapidamente e podem ser cobertos com maquiagem. Não é recomendada a exposição ao sol e fontes artificiais de radiação UV durante o tratamento.

Qual é o valor das sessões de intradermoterapia?

A intradermoterapia pressurizada pode ser recomendada em diversos tratamentos e seus resultados podem ser facilmente observados em um curto período de tempo. Com isso, a técnica é considerada um dos queridinhos no mundo estético e os valores das sessões são bastante acessíveis.

Isso porque, em média, há clinicas especializadas oferecem pacotes com sessões de até 8 aplicações. Dessa forma, os pacientes que obtêm os resultados, acabam encontrando vantagens em ser atendidos em outros protocolos.

Qual o profissional pode realizar a técnica?

Os profissionais farmacêuticos, biomédicos, médicos e enfermeiros capacitados e com cursos de aperfeiçoamento para aplicar mesclas e enzimas podem realizar a técnica intradermoterapia pressurizada.

Desse modo, é possível evitar que o paciente tenha alguma complicação e possa garantir excelentes resultados. No entanto, antes de realizar o procedimento é importante realizar uma avaliação médica para excluir quaisquer contraindicações e comorbidades que possam prejudicar o tratamento e o bem-estar do cliente.

Onde fazer o procedimento?

Novamente, não existe uma única fórmula para as substâncias injetadas. Isso significa que, o tratamento que você recebe em um lugar não será necessariamente o mesmo que receberá em outro.

Portanto, é importante consultar a reputação do estabelecimento e certificar-se de que o profissional tem experiência com o procedimento. Isso ajuda a minimizar as chances de ocorrerem efeitos colaterais e garante melhores resultados.

Aqui na GiO, todos os tratamentos são realizados por profissionais especializados com alta tecnologia, aliados ao bom atendimento e preços acessíveis. Assim, você consegue alcançar os excelentes resultados em um lugar totalmente seguro.

E você? Está pronto(a) para conquistar o corpo que sempre quis? Então, entre em contato conosco e conheça todos os nossos planos e tratamentos!


Dicas da GiO

Tipos de tratamento

Teste
Tratamentos Faciais

Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...

Teste
Depilação a Laser

Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.

Teste
Tratamentos Corporais

Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.

Entre em contato

Se você está procurando uma clínica de estética que ofereça serviços de alta qualidade, preços acessíveis e uma variedade de opções de pagamento, a GiO é uma ótima opção.

Agende uma avaliação hoje mesmo e veja como a GiO pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos estéticos.