A argila é um elemento reconhecidamente benéfico para a saúde do seu organismo e acaba sendo um ótimo aliado também nos tratamentos estéticos, em especial para a pele. Então, se você ainda não sabe quais são os benefícios da argila, convidamos você a acompanhar este post até o final.
Nele, você vai entender como a argila é usada para tratamentos estéticos, de que maneira ela beneficia a sua pele, quais são os tipos usados para fazer o tratamento e como você pode encontrar produtos bons e seguros para isso. Vamos lá!
Como a argila é usada para tratamentos estéticos?
A argiloterapia ou geoterapia, como são conhecidos os tratamentos que utilizam a argila como base, se beneficia das propriedades quase medicinais exercidas pelos minerais presentes nessa substância. Além disso, esse tipo de cuidado com a pele já era usado desde muito tempo, pelos egípcios e gregos antigos.
Entre os vários elementos da sua composição, estão o carbono, o cálcio, o cloro, o silício e o manganês. É graças a ele que as pessoas podem se beneficiar dos mais variados efeitos, como:
- tratamento de celulites;
- combate às acnes;
- redução da gordura localizada;
- minimização da flacidez e assim por diante.
Inclusive, o processo de tratamento pode ser muito relaxante e positivo para o bem-estar. A argila é aplicada com as mãos, gerando contato físico, que proporciona sensação de cuidado, proximidade e humanização.
De que forma a argila pode beneficiar a pele?
Quer saber como a argila contribui para uma pele dos sonhos? Entenda como o tratamento é usado a favor de vários benefícios para quem busca essa alternativa.
Ação antioxidante
A ação antioxidante da argila é muito conhecida por quem busca efeitos como reduzir as estrias e a celulite do corpo. Ela age de maneira depurativa, combatendo as inflamações e acelerando o processo cicatrizador das regiões. Com isso, a pele consegue eliminar as toxinas, além de ficar mais lisinha e renovada.
Hidratação
A argila tem propriedades hidratantes potentes, que ajudam a absorver toda aquela oleosidade que dá um aspecto brilhante à pele. Mas, isso tudo, sem deixar nenhuma área ressecada, exercendo uma espécie de função calmante. Isso é o que provoca o efeito de suavidade, tão desejado por quem procura esse tipo de tratamento.
Retardo do envelhecimento
Os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão, podem despertar incômodos com o passar dos anos. Entre os benefícios do uso da argila é o retardo do envelhecimento, já que os componentes do produto ajuda no tratamento de sinais, marcas de expressões e manchas.
A argila estimula a circulação sanguínea na região em que atua. Por isso, acaba aumentando a ação do colágeno, melhora a elasticidade, promove a renovação celular e, consequentemente, mantém um aspecto de limpeza e juventude.
Desintoxicação
A argila é repleta de propriedades consideradas adstringentes, ou seja, que limpam profundamente a pele. E isso não funciona apenas para as camadas externas, mas também para as internas. Por isso, ela é crucial para o tratamento de inchaços localizados e até mesmo abcessos.
Outra vantagem relevante é o combate às acnes. Muitas dessas inconvenientes acompanhantes são provocadas pela ação de micro-organismos que ficam sobre a pele. Por isso, ao usar a argila e limpar profundamente, você evita o problema.
Quais são os principais tipos usados para estética?
Uma curiosidade interessante é que existem diferentes colorações de argila e cada um deles cumpre uma função bastante específica. Então, que tal conhecer melhor as propriedades? Olha só!
Argila verde
A argila verde é uma das mais nutritivas que existem. Ela é riquíssima em cobre e um potente anti-inflamatório. Além disso, seu pH é neutro, o que é seguro para a saúde da pele. Ela é muito usada em limpezas de pele e em tratamentos desintoxicantes, já que ajuda a remover células mortas, com uma esfoliação sutil e delicada.
Argila branca
Essa é a argila mais eficiente para tratar peles muito desidratadas, principalmente para quem tem a pele sensível. Suas maiores concentrações de minerais incluem silício e alumínio, que absorvem a oleosidade, suavizam a pele e também ajudam a cicatrizar.
Em certos tratamentos, a argila branca é usada como clareadora.
Argila preta
A argila preta tem um diferencial importante em relação às demais: sua intensa ação oxigenante. Ela é potente como anti-inflamatório. Em função disso, é altamente recomendada para períodos pós-operatórios. É chamada de lama vulcânica — a argila mais popular entre os tipos.
Argila rosa
A argila rosa é uma espécie de mistura entre as argilas branca e vermelha, e busca alcançar um meio termo entre ambas. Como acaba tendo um efeito mais sutil do que as demais, ela pode ser facilmente incorporada em tratamentos para grávidas, por exemplo.
Argila marrom
A argila marrom é a mais usada por quem espera um efeito mais adstringente, de limpeza profunda. Ao final do processo, ela deixa a pele com um aspecto rejuvenescedor. Esse tipo pode ser bem difícil de encontrar, mas a busca vale a pena. Já os teores de silício, titânio e alumínio presentes nela promovem uma verdadeira regeneração dos tecidos.
Como encontrar bons produtos para fazer seus tratamentos?
A escolha da argila não precisa ser um desafio. É preciso que você saiba qual é a melhor para a necessidade que você quer resolver e entender a procedência dos materiais onde você decidiu comprar.
Muitos produtos dessa natureza vêm acompanhados de outros elementos, como camomila ou mesmo óleos essenciais com efeitos bem específicos. Nesses casos, a recomendação é que você busque fazer o tratamento sempre junto a um profissional.
Isso vai facilitar a escolha dos itens e aumentar a sua segurança na aplicação. Além, é claro, de promover resultados bem mais alinhados com aquilo que você espera ou com problemas específicos que você possa ter na pele, por exemplo.
A argila pode ser uma ótima aliada dos cuidados com a sua pele, especialmente próximo aos períodos de depilação. Ela vai ajudar a manter as regiões nutridas, hidratadas e com um aspecto super saudável, sem flacidez e nem manchas.
Agende agora um horário na GiO. Nossos especialistas te esperam para esclarecer dúvidas e apresentar tratamentos inovadores para você. E se você curtiu este conteúdo sobre quais os benefícios da argila, aproveite para seguir a gente no Instagram!
Dicas da GiO