Há anos, homens e mulheres lutam para se livrar dos pelos indesejáveis espalhados pelo corpo. Métodos de depilação à cera dolorosos que encravam os pelos; lâminas que irritam a pele, engrossam os pelos e aceleram o seu crescimento; cremes de odor desagradável, pinças, linha, entre outros procedimentos, prometem a eliminação completa dos pelos, mas deixam a desejar. Basta! Acabe com esse sofrimento de uma vez com a depilação a laser.
O método é eficaz em acabar com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões. Assim, a depilação a laser reúne diferentes métodos, todos com o mesmo objetivo de eliminar o pelo desde a raiz para que ele não volte a crescer.
O procedimento consiste em remover pelos através da exposição a um feixe de luz de laser ou pulsada. O processo é recomendado por dermatologistas e se dá em fases. Logo nas primeiras sessões os pelos já se tornam mais claros e finos, e após algumas sessões de tratamento, desaparecem por completo.
A GIO está aqui para te ajudar a ficar ainda mais feliz consigo mesmo (a)
Faça o testeNeste artigo vamos explicar tudo o que você deseja saber sobre a depilação a laser, para que você possa usufruir de todos os métodos disponíveis e acabar com os pelos indesejáveis de uma vez por todas! Confira:
Os seres humanos são cobertos por pelos em quase toda superfície do corpo, com exceções de algumas áreas específicas (palmas das mãos, plantas dos pés, mamilos, mucosas labiais e genitais). Eles são estruturas queratinizadas formadas na epiderme, filiformes e flexíveis, que variam de comprimento, espessura e cor, de acordo com a raça humana e as diferentes áreas do corpo em que crescem.
Os pelos se desenvolvem em diferentes áreas do corpo, onde recebem nomes especiais de acordo com a sua localização: cabelos, sobrancelhas, cílios, barba, pelos axilares e pelos púbicos, entre outros. A sua função é proteger contra o atrito, agentes externos e raios UV.
Basicamente, o pelo é formado por três partes: a cutícula (parte externa que protege os fios de agentes químicos), o córtex (protege as células responsáveis pelo peso dos pelos) e a medula (inexistente em pelos muito finos). Cada um possui uma parte externa visível que sai da epiderme chamada de talo ou haste, e uma interna ou “invisível” inserida na derme chamada de raiz.
A raiz do pelo fica dentro do folículo piloso, que possui a função de calçar o pelo e proteger a sua matriz germinativa localizada dentro do bulbo capilar, na base do folículo. É este o local responsável pelo crescimento do pelo, onde há uma série de vasos sanguíneos e terminações nervosas, responsáveis pela fisiologia do pelo.
A cor do pelo, por exemplo, é determinada pela melanina encontrada nessa porção do fio, sendo que a coloração é determinada por uma grande quantidade de fatores genéticos. Já o seu crescimento é determinado por fases: Anágena (crescimento), Catágena (intermediária) e Telógena (repouso), sendo que os pelos de uma mesma região sempre estão em fases de crescimento diversas.
No entanto, é na fase Anágena que os pelos se encontram mais próximos da parede do folículo piloso, com uma maior concentração de melanina. Por isso, essa é a fase ideal para a eliminação dos pelos.
O procedimento consiste em eliminar o pelo através de um aparelho que emite um comprimento de onda de laser que atinge o local de crescimento do pelo, removendo-o pela raiz. A energia emitida em forma de luz é captada pela melanina, substância presente na haste do fio e responsável pela pigmentação da pele e dos pelos.
A energia térmica liberada em forma de calor é capaz de danificar a estrutura do fio dentro do bulbo capilar, o local de crescimento dos fios. O procedimento ,então, destrói ou retarda a capacidade do folículo capilar de produzir um novo fio, através de alterações de calor nas terminações nervosas ali presentes. Como a raiz se encontra dentro do folículo capilar, os pelos são removidos por inteiro.
Durante o processo, mesmo os pelos que não foram eliminados, passam a crescer mais lentamente, se tornam mais claros e mais finos. Quanto mais escuro for o pelo, melhor será o resultado da depilação a laser.
Os pelos na região em que o laser foi aplicado terão uma maior dificuldade em crescer novamente. No entanto, como o organismo é capaz de se regenerar, são realizadas mais de uma sessão para garantir que o bulbo capilar, centro de produção dos fios, não volte a crescer.
Além disso, como os pelos estão sempre em diversas fases de crescimento, as várias aplicações em intervalos distintos para cada região, garantem a sua eliminação parte a parte com resultados cada vez melhores nas sessões subsequentes.
Praticamente todas as áreas do corpo podem ser tratadas com depilação a laser, com exceção do interior das orelhas, parte inferior das sobrancelhas e diretamente sobre os órgãos genitais. No mais, a depilação a laser pode ser aplicada para a remoção permanente de pelos com segurança em:
• Face Feminina;
• Buço;
• Orelhas;
• Nariz;
• Barba Masculina;
• Queixo/Mento;
• Nuca;
• Costas Inteiras;
• Lombar;
• Axilas;
• Braços Inteiros;
• Antebraço;
• Mãos e Dedos;
• Peitoral Masculino;
• Peitoral Feminino;
• Costeletas;
• Abdômen;
• Linha Alba;
• Virilha;
• Região Perianal;
• Glúteos;
• Pernas Completas;
• Meia-Perna;
• Coxas;
• Pés e Dedos.
Tecnologia de depilação a laser SHR (Método GIO)
A tecnologia SHR (do inglês Super Hair Removal) utiliza aplicações de movimentos contínuos com uma ponteira de laser através de pulsos de baixa potência ajustados a uma alta frequência de disparos sobre a área em tratamento.
O método permite a aplicação em pessoas com pele escura (fototipos 4, 5 e 6) ou bronzeada sem risco de queimaduras. Além disso, equipamentos mais modernos utilizam ponteira de safira com exclusivo sistema de refrigeração que ao encostar na pele do cliente permite maior conforto e proteção ao cliente, garantindo uma maior proteção e conforto ao paciente. Isso faz com que o procedimento seja praticamente indolor, dispensando o uso de anestésico.
Aliado a isso, o método SHR de depilação a laser permite uma elevação gradual da temperatura do folículo piloso, diferentemente dos outros métodos que carbonizam o pelo provocando extremo desconforto no paciente. A tecnologia é recomendada para todos os tipos de pele.
Por esta razão, nós da GIO priorizamos nossos tratamentos de depilação a laser neste método revolucionário, sempre visando o conforto e a segurança de nossos pacientes. Para melhores resultados, recomenda-se 5 a 10 sessões para o tratamento completo, porém em áreas hormonais e mais vascularizadas o programa de tratamento pode ser mais extenso.
Existem diversos métodos de depilação definitiva que se diferenciam pelo tipo de tecnologia empregada no procedimento. Entre eles podemos destacar o Laser de Diodo (Fiber/Galaxy 808), um dos mais utilizados no mundo, o Laser Alexandrite, uma das técnicas mais usadas no mercado e o Laser ND: YAG, um dos mais seguros para peles negras. Por isso, são escolhidos também por nós, da GIO.
No entanto, todas essas tecnologias, quando empregadas na remoção de pelos, realizam o processo conhecido por “epilação”, que consiste em eliminar toda a haste do pelo, desde sua raiz.
Tipos de tecnologia a laser:
• Laser de Diodo: a tecnologia usa um comprimento de onda do feixe de luz maior, ideal para pelos mais escuros e grandes áreas do corpo, podendo ser aplicada em vários tipos de pele.
• Laser Alexandrite: é uma das técnicas mais utilizadas no mercado para remoção dos pelos. Ele é considerado padrão ouro para todos os tipos de pelos, inclusive finos e claros, atendendo até o fototipo IV.
• Laser ND: YAG: tecnologia exclusiva para peles morenas e negras. Possui um comprimento de onda maior onde a penetração será mais profunda na pele e ação mais seletiva. Indicada para todos os fototipos, porém mais indicada para fototipo IV, V e VI.
Depilação a laser de Diodo
A GIO inovou no tratamento de depilação a laser ao oferecer o melhor aparelho da atualidade com preços acessíveis. Sendo o Laser de Diodo com ponteira de refrigeração simultânea, o padrão ouro para a depilação a laser, esta técnica avançada pode ser utilizada em todos os tipos de peles, desde as mais claras às peles bronzeadas e negras, com conforto e segurança.
É comprovadamente o mais eficiente do mercado, pois proporciona um tratamento mais rápido e bem menos dolorido.
O Laser de Diodo recebeu a aprovação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil; da FDA, órgão que regulamenta e autoriza o uso de equipamentos nos Estados Unidos; e pelo CE 0120, autoridade responsável pela liberação de certificados para equipamentos na Comunidade Europeia.
Depilação a laser Alexandrite
Outro tratamento de depilação usado na GIO é o método Alexandrite, que consiste em uma das técnicas mais utilizadas no mercado para remoção dos pelos. Ele é considerado padrão ouro para todos os tipos de pelos, inclusive finos e claros, atendendo até o fototipo IV. Além de ser seguro, rápido e eficiente, o mesmo possui o lançamento de um ar gelado para resfriar a pele e causar uma sensação de conforto durante a aplicação.
O Laser Alexandrite possui uma alta afinidade pela melanina presente no pelo, com isso, ocorre um dano térmico no folículo, cauterizando ou retardando o crescimento de um novo fio. Para alcançar os efeitos desejados, preconizamos 10 sessões para que todos os pelinhos sejam atingidos na fase correta, a fase anágena. Para isso, é necessário cumprir todas as sessões estipuladas pelo profissional para que haja um resultado eficaz e duradouro.
Depilação a laser ND: YAG
Essa tecnologia de depilação a laser conta com o maior comprimento de onda do mercado, com 1064nm, ou seja, ele possui uma alta capacidade de penetração na pele. Diferentemente do que ocorre com a tecnologia de Alexandrite , por exemplo, o laser ND-YAG não é atraído pela melanina, a atração é feita pela hemoglobina, por esse motivo a tecnologia proporciona resultados eficazes também em peles negras. Conta também com um sistema de um ar comprimido para resfriar a pele e causar uma sensação de conforto e segurança durante a aplicação.
Vale lembrar que para que todas essas aplicações façam efeito, é necessário que haja uma regularidade no tratamento. A periodicidade e número de sessões de laser necessárias vai depender de seu objetivo.
Os efeitos como dor, duração do tratamento, quantidade de sessões e aparência após a aplicação vão depender do método escolhido.
A dor, por exemplo, durante o tratamento é normal. Quem está acostumado à depilação tradicional com cera quente, costuma aguentar bem. Tudo vai depender da sensibilidade da pessoa, a área que está sendo depilada, o nível de estresse e até o período do ciclo menstrual da mulher.
Em geral, a sensação é de ardência como picadinhas no local, dependendo da região em tratamento. Na verdade, quanto mais fina e sensível for a pele, maior é a sensação de desconforto. Independente do método escolhido é possível diminuir o desconforto com a aplicação de pomadas anestésicas antes do procedimento, principalmente em áreas mais sensíveis, como o buço, ou em sessões longas.
Normalmente, as áreas mais doloridas são as que possuem mais pelos, onde a pele é mais fina, e os pelos mais grossos. No entanto, essas áreas que apresentam os melhores resultados, necessitando de menos sessões.
A depilação a laser é indicada a todos os indivíduos saudáveis, sem doenças crônicas, maiores de 18 anos. Incluindo as pessoas de pele morena ou negra, desde que o equipamento seja o mais indicado ao seu tipo de pele.
Logo após a primeira sessão, o local costuma ficar quente e vermelho por, pelo menos, duas a quatro horas. Posteriormente, algumas áreas podem escurecer um pouco e formar crostinhas, que costumam desaparecer em questão de dias. Depois de cada sessão, algumas clínicas aplicam um gel calmante na área tratada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, o tratamento costuma durar seis sessões, em média. No entanto, o número de sessões de depilação a laser vai depender da cor da pele e do pelo, da espessura do pelo e tamanho da área que será depilada.
Em geral, peles claras, pelos grossos e escuros necessitam de menos sessões comparados a peles morenas e pelos finos, por exemplo. As sessões devem ser realizadas uma vez a cada mês. Caso os pelos voltem a crescer, aconselha-se a remoção com lâmina, se não for possível esperar até o próximo dia de tratamento.
Isso porque, a cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pelos, enquanto outros são apenas danificados, permitindo que os fios voltem a nascer. À medida que as sessões vão sendo repetidas, esses pelos sobreviventes vão diminuindo e, após cerca de quatro a seis aplicações, restarão apenas alguns pelos.
Mesmo quem possui poucos pelos, não é capaz de eliminar apenas com uma sessão, pois o mesmo só é destruído durante a sua fase de crescimento. E os pelos, como já explicado anteriormente, estão sempre em diversas fases de crescimento, alguns crescendo, outros em repouso.
Por esta razão, as sessões são realizadas em média a cada 30 dias para poder atingir os pelos nas duas fases de crescimento.
O procedimento de depilação a laser é definitivo, porém o nosso organismo possui o poder de regeneração, e assim alguns pelos podem voltar a nascer após algum tempo.
Nestes casos a manutenção é necessária, pois existem alguns folículos imaturos, que acabam se desenvolvendo mais no futuro. Normalmente, essa manutenção é anual, no caso de pelos mais teimosos. Porém, a escolha da técnica certa, um bom profissional e um aparelho qualificado como o Laser da GIO, podem oferecer resultados mais duradouros.
Para que todas essas tecnologias de depilação a laser tragam os melhores resultados, é necessário tomar alguns cuidados antes de iniciar cada procedimento, tais como:
Apesar dos procedimentos avançados e tecnologias seguras, há algumas contraindicações da depilação a laser que devemos observar, são elas:
Importante: A intensidade do aparelho quando não bem calculada, pode ocasionar queimaduras de segundo grau, formação de bolhas em alguns pontos ou, ainda, o escurecimento temporário da região afetada. Por esta razão, recomenda-se uma primeira sessão bem leve, numa baixa graduação do aparelho. Um bom profissional deve ser escolhido.
A depilação a laser sempre foi tachada como um tratamento caro em virtude do alto custo do aparelho, com valores de até R$ 600,00 por sessão. Isso fez com que muitas pessoas procurassem alternativas e tratamentos mais baratos, porém sempre com resultados inferiores ou indesejáveis.
Com o intuito de mudar essa concepção, a GIO oferece um novo conceito em depilação a laser: uma tecnologia de ponta em Laser de Diodo, internacionalmente usado e aprovado, a preços muito mais acessíveis. Nosso objetivo é levar as melhores tecnologias a um número cada vez maior de pacientes satisfeitos.
Entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos preços e pacotes!
Indicados para prevenir ou combater consequências do envelhecimento cutâneo como, por exemplo, flacidez, rugas, linhas de expressão e mais...
Acabe com os pelos indesejáveis pelo corpo inteiro. Mesmo os pelos mais grossos e rebeldes podem ser removidos em apenas algumas sessões.
Não podemos nos esquecer de cuidar da nossa maior e mais importante ferramenta para cumprir as atividades do dia a dia: o nosso corpo.
Receba descontos, promoções e muitos outros benefícios.